Quem me acompanha

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

E o Rio de Janeiro, o que dizer?

Bem, eu não moro no Rio de Janeiro, mas com tudo isso que está acontecendo, com tudo o que temos visto pela mídia, eu preciso "falar".

Fui ao Rio algumas vezes, acho que umas cinco no máximo, na época que participava de um projeto chamado "Juventude e Polícia". Foi uma fase muito boa, abriu minha mente e pude acabar com alguns pré-conceitos estabelecidos. Tivemos contato com moradores de comunidades carentes, pessoas que historicamente foram e são discrimadas pela sociedade e, porque não dizer, pela polícia. 
Esse projeto nasceu a partir de estudos sobre a criminalidade e de experiências trágicas vividas por aqueles moradores de comunidades, principalmente jovens.

Acredito que essa visão tenha sido um dos fatores que levaram às mudanças que temos visto acontecerem no Rio de Janeiro, e uma dessas mudanças é a criação das UPPs. Aqui em Minas, principalmente, Belo Horizonte esse modelo de Polícia Comunitária foi implantado e teve resultados positivos.

Buscando mais informações sobre este assunto, deparei-me com o blog "BUTECO DO EDU", que até então eu não conhecia, contudo sua postagem de hoje entitulada "A situação no Rio de Janeiro" me chamou a atenção. Ele faz uma crítica a um grande jornal de circulação nacional e, só posso dizer que vale muito à pena ler o post inteiro.

Se você for um morador do Rio de Janeiro e concordar com o que o Edu disse, gostaria que deixasse aqui sua opinião, fiquei curiosa pra saber se essa versão tem um fundo de verdade. (Se não quiser não tem problema).


6 comentários:

Sueli Oliveira disse...

Poxa querida acabei de fazer um post sobre isso e já cancelamos nossa ida de final de ano pra lá, não da mesmo, bjos

By Bi disse...

Oii!!!!
Moro aqui no Rio.. e fui ler o post do Edu.
Concordo com ele.. acho mesmo que o jornal exagera, fantasia, cria coisas.. Eu sempre digo pra minha mãe nem ver o jornal, pois assim ela não fica preocupada. Eles fazem com que tudo pareça muito maior e pior.. O Rio tem problemas de segurança sim, mas hoje em dia, qualquer lugar tem!!
Estamos vivendo um momento delicado, mas estamos todos felizes e esperançosos com o que a secretaria de segurança pública está fazendo. Com certeza, as coisas vão melhorar, principalmente para as pessoas que moram em favelas, que vivem refém de traficantes. A ação da polícia vai surtir efeitos.. o Estado tem mesmo que recuperar território!!
Estou otimista, acredito que depois que ocuparem a Penha e o complexo do Alemão as coisas vão melhorar muito.. assim como aconteceu nos outros lugares que já foram pacificados!!
O Rio merece isso!!
Beijos.

Musa disse...

Sheila, estava falando com a Ju Linhares... até as outras blogueiras (outros estados) estão se manifestando, de tão feia que está a situação. Lamentável... obrigada pela torcida para q tudo fique em pz por aqui.

Bjos.

Karol & Bella disse...

Oi Sheila, não moro no Rio tbm mas sinto muitissimo por tudo que está acontecendo! Só nos resta pedir a Deus que ilumine e proteja todos os cariocas!

Tem selinho pra voce no meu blog!
beijos

Ju disse...

Vou lá ler, querida! beijão, ju

Geli, Angie, Angel, Angélica disse...

Sheila, adorei o post do Eduardo, Obrigada pela dica. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...