Quem me acompanha

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sapatos para noivas




Sapato ideal
Para cada comprimento de vestido e estilo de casamento existe um modelo de sapato adequado para a noiva. Os sapatos da noiva devem ser escolhidos de acordo com o modelo e tamanho do vestido que será usado.

Vestido longo
Vestidos com comprimento maior não permitem a visão dos sapatos, portanto, dê preferência ao seu conforto. Se tiver algum sapato antigo que possa ser reformado, mande forrá-lo com o mesmo tecido do vestido (para isso o modelo deve ser clássico, pois se aparecer por baixo da roupa, não estará destoando). O salto alto melhora a postura então, mesmo não aparecendo tanto é uma boa escolha se você está acostumada.

Vestido mais curto (acima do calcanhar)
Os sapatos estarão mais visíveis e devem ser cuidadosamente escolhidos. O modelo deverá estar de acordo com o vestido com a cor e estilo combinando. Também deve ser decidido se terá ou não detalhes, essa decisão irá depender de todos os outros acessórios que você estará usando para não exagerar.

Vestido curto (acima dos joelhos)
Se o comprimento do vestido ficar acima do joelho, você terá de sacrificar o conforto pela aparência e postura, isso só é recomendado para noivas que estejam extremamente acostumadas a andar de salto alto. Como os sapatos estarão em destaque você poderá escolher um modelo mais sofisticado.

Estilo da Festa
O estilo da festa de casamento influencia na escolha do vestido e, portanto, também influenciará na escolha dos sapatos. Um casamento durante a noite com vestido glamouroso exigirá sapatos finos e elegantes, permitindo brilho e detalhes. No inverno, o ideal são sapatos fechados finos, tipo escarpin (que podem ter abertura atrás).

Em casamentos durante o dia, ou no verão, as sandálias são mais convenientes, e os modelos podem ser de tiras, finas anabelas ou somente abertas nos dedos.
Para casamento somente no civil, o uso de trajes do tipo taillers ou terninhos pedem o modelo “mules” como sapatos de noiva. Para casamentos ao ar livre e a festas em ambientes com grama, evite salto agulha prefira saltos mais grossos, do tipo quadrado ou até mesmo Anabela, que além de mais confortável combina com o ambiente campestre. Para quem deseja muito uma sandália, pode-se usar o modelo channel - aquele com abertura atrás.

Enfeites & Detalhes
Quanto aos enfeites existe uma pequena regra: para vestidos simples os sapatos são elaborados e para vestidos elaborados ou com muitos detalhes, os sapatos devem ser simples. Contudo, se a noiva desejar um sapato simples para o vestido simples, assim seja. O essencial é que estes dois estejam combinando, os enfeites devem ser coordenados. Por exemplo, se o vestido tem detalhes com pérolas, os sapatos devem ser perolados ou terem adereço com pérolas, se tem renda no vestido então os sapatos devem ter o mesmo tipo de tecido, se o vestido for brilhante ou bordado em pedrarias, detalhes de cristal tem que ser colocados nos calçados.

Cores & Tons
A cor do sapato deve ser a mesma do vestido, por isso quando for comprá-lo é importante que leve um pedaço do tecido para o tom seja o mesmo, pois nem sempre os brancos tem o mesmo tom, podendo ser perolados ou diamantes. Em muitos casos é interessante mandar encapar o sapato com retalho do tecido usado no vestido; para isso é necessário o serviço de um bom profissional. Geralmente as costureiras habituadas a servirem noivas ou estilistas sabem indicar quem o faça.

Tipos de Bicos
Quanto mais discreto for o bico mais chique se torna o modelo, ou seja, sapatos com bico fino combinam com casamentos formais e noturnos. Bicos quadrados devem ser suaves para que o pé da noiva não fique maior. Para bicos finos, os sapatos não devem ser muito cumpridos, pois aumenta o tamanho dos pés. O bico levemente redondo e fino é o ideal para diminuir o pé e mantê-lo discreto.

Material
O modelo também deve combinar com o local do casamento. Caso seja em ambiente fechado, os sapatos podem ser forrados com seda, cetim, renda ou com o próprio tecido do vestido. Sendo ao ar livre, escolha sapatos de pelica de boa qualidade que são mais indicados por serem confortáveis e fáceis de limpar.

Saltos
Salto agulha - sapatos com salto e bico fino não são recomendados para a mais especial das ocasiões. Causa desequilíbrio porque reduz a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.
Salto fino - oferece mais equilíbrio que o tipo agulha, mas não deixa a mulher livre de torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.

Salto anabela - este tipo de salto pode causar desconforto, mas, como o plataforma, diminui as dores porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.

Salto quadrado - o modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.

Salto central - o salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Esse modelo deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.

Salto baixo - com salto de até três centímetros, é o único recomendado por especialistas para o uso diário constante, mas as noivas devem tomar o cuidado de não ficarem deselegante com salto tão baixo."

4 comentários:

Waleska disse...

O sapato da primeira foto é lindo!

Mas eu resolvi fugir do tradicional ou vou de sapatinha, rsrs. :)

Argiman disse...

Hello from Greece!!!
I don't understand your language but I wish you a happy new year !

Tainara disse...

Olá Sheila!

Estou adorando seu blog. Muito bom!!!
Primeiramente gostaria de desejar boa sorte nos preparativos do seu casório e tb felicidades!!
Em segunda lugar gostaria de saber de onde é o sapato da 1ª foto. É de alguma loja daqui de BH? Achei lindíssimo e combina muito bem com o vestido que escolhi. Meu casamento será em maio/2010.

bjos

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...